“E como o
prometido é devido…” cá estou eu para partilhar convosco, algumas das
atividades que as crianças da sala dos Elefantes A realizaram durante o mês de
outubro.
Dia 1 de
outubro, Dia da Música, realizámos uma pequena coreografia, pois o DVD que o
Rodrigo trouxe para a sala das músicas dos Caricas – Panda pôs-nos todos a
dançar. Após termos escolhido o tema “A Taça” foi ensaiar, ensaiar, fazer
convites, fazer adereços, …
Dançámos,
encantámos e fizemos todos os assistentes vibrar ao som dos Caricas. O
anfiteatro do Colégio esteve repleto de crianças, funcionários e professores,
que contagiados pela nossa dança, vibraram, dançando também connosco.
A tarde foi dedicada também à música, desta vez
cantámos acompanhados por instrumento, tocado pelo padrinho da Ana Margarida da
Sala dos Elefantes B. Para além de cantarmos familiarizámo-nos com o seu
instrumento, conhecendo-o melhor e até experimentámo-lo.
“Se os pais não tiverem os cuidados
necessários com os primeiros dentes, e não incutirem desde cedo bons hábitos de
higiene oral nas crianças, poderão estar a comprometer a sua dentição
definitiva para toda a vida.” (in Mãe Ideal)
Foi neste sentido que surgiu o projeto “Higiene oral”. Embora
pessoalmente não considerasse este projeto de sublime importância, visto já ter
constatado que este grupo de crianças tinha por hábito lavar os dentes
diariamente, fi-lo uma vez que os pais, na reunião do início do ano, mostraram
vontade que, da rotina dos seus filhos no colégio, também fizesse parte a
higiene oral.
Assim, solicitei a participação dos
pais do Afonso, no sentido de motivarem este grupo de crianças para este
projeto, afinal havia que aproveitar os profissionais, encarregados de
educação, especializados nesta área. A sensibilização, por eles efetuada, foi excecional,
como aliás já nos habituaram e, se consegue presenciar pela observação das
fotografias:
As
crianças ficaram alertadas para a importância da higiene oral, os principais
cuidados a executar para ter uma correta higiene oral, a técnica correta da
escovagem, bem como foram desmistificados alguns receios.
Por fim
ainda houve a entrega de Diplomas de bom comportamento e de uma bolsa para cada
criança com pasta dentária e escova.
Muito obrigado por tudo.
Na sala
deu-se continuidade à sensibilização com:
·
Canções
·
Trabalhos em expressão plástica
(técnica de pintura com giz e leite)
·
Jogos
(jogo da memória)
·
Experiências:
Estamos a ficar uns cientístas!
Para percebermos melhor como é que a pasta de dentes
protege os nossos dentes das cáries, realizámos uma experiência...
Material
necessário:
2 ovos cozidos ;
vinagre;
2 copos;
Escova de dentes;
pasta de dentes.
1º Barrámos um dos ovos com pasta de dentes, a fazer de conta que era um
dente lavado;
2º Ao outro ovo não fizemos nada, fizemos de conta que era um dente não
lavado;
3º Depois colocamos os ovos dentro dos copos, e enchemos com vinagre.
Como podem observar já temos 3 ovos, pois surgiu um
pequeno incidente. Enquanto se esfregava um ovo com pasta, este caiu e
partiu-se. Então tivemos que colocar a cozer outro ovo e ficámos assim com 3
ovos. O A, o B e o C. Como vêem nas fotografias.
Entretanto fomos colocando algumas
hipóteses.
No dia seguinte...
No dia seguinte verificámos que o vinagre
do ovo inteiro não lavado (A) e o ovo partido lavado (B) estavam mais escuros
do que o do ovo lavado (C).
Quando retirámos o ovo do vinagre
verificamos que o ovo lavado com pasta estava mais resistente, enquanto que o
não lavado tinha uma casca muito fina e partia com muita facilidade.
Assim, com esta experiência, concluímos
que:
·
a pasta dos dentes ajuda a proteger os dentes do ácido da boca e assim eles
ficam mais fortes e duros, não molinhos e fracos como os dentes que não são
lavados.
·
A higiene oral são os cuidados que devemos ter com a nossa boca.
·
Devemos lavar os dentes
pelo menos três vezes ao dia, a seguir ao pequeno-almoço, a seguir ao almoço e
ao jantar.
·
Não devemos comer doces
fora das refeições, porque além de fazer mal à saúde, o açúcar ajuda as
bactérias a provocarem as cáries.
·
Usar o fio dentário para
limpar entre os dentes.
·
Devemos ir ao dentista
duas vezes por ano.
·
A escova dos dentes deve
ser mudada com regularidade e a pasta dos dentes deve ser adequada à nossa
idade.
.
Os projetos que surgem na minha
sala surgem muitas vezes a partir de interesses que as crianças manifestam ou
de necessidades manifestadas pelas crianças. Pois desta vez sucedeu um pequeno
problema. Quando o encarregado dos lápis e/ou da escovagem dos dentes ia
distribuir os copos e/ou as bolsas tinha dificuldade em identificar os nomes, ai
escritos. As crianças autonomamente lá tentavam solucionar o problema pedindo
aos colegas, que sabiam conhecer os nomes dos colegas, que os ajudassem. Mas
esta situação desencadeava muita confusão nesses momentos. Então sugeri que
todos aprendessem o nome dos colegas, não com o objetivo da aprendizagem da
técnica da leitura, mas sim de familiarizarem-se com a imagem do nome de cada
criança, de modo a ultrapassarem o problema que manifestavam. Assim realizaram
várias atividades. Aqui apenas mostro algumas, que achei mais relevantes:
·
Fazer massa colorida (laranja) com as crianças
para moldarem as letras dos nomes dos amigos;
·
Escrever no quadro o nome e o s colegas moldarem o
respetivo nome com a massa;
·
Elaborar um quadro com o seu nome;
·
Técnica de escrita invisível (lápis de cera branco
e aguarelas);
·
Escrever ao computador o nome dos amigos com
recurso a ficheiros;
·
Jogo da aranha (rolo de trapo) em que se vai
desenrolando o rolo e passando o trapo ao colega que tiver o seu respetivo nome
escrito no cartão;
À medida
que este projeto se ia desenvolvendo era notória a desenvoltura mostrada pelas
crianças e, extremamente interessante observar as diferentes estratégias que
cada uma utilizava para conseguir fixar o nome do colega, escrito em diferentes
suportes.
Presentemente
já é rara a criança que sinta “um vazio” quando vai ler o nome do colega. Pelo
contrário, mostram-se felizes por já conseguirem identificar o nome do colega.
Aquilo que parecia tão difícil, afinal tornou-se fácil, acessível a todos e já
não causa confusão na sala.
Infelizmente
o nosso colega Francisco, que fez
cinco anos este mês, não pôde estar presente por motivos de saúde. No dia em
que o Francisco foi submetido a uma cirurgia, algumas crianças do grupo
propuseram que rezássemos ao Jesus, a pedir que ele ficasse bom. Então tivemos
um momento de oração na capela, em que cada criança falava ao Jesus sobre o
Francisco. Foi um momento singular que me comoveu bastante pelo modo como os
amigos se referiam ao Francisco com imensa sensibilidade e carinho.
As aulas de educação física são sempre um
atrativo para todas as minhas crianças. Aqui deixo apenas algumas imagens de um
jogo tão conhecido – jogo da rolha – que nas mãos do professor Tiago funciona
como ótima estratégia para trabalhar as competências propostas para este grupo.
Aproximando-se
o dia do Pão-por-Deus a excitação
desta tradição começa a invadir o grupo de crianças. Então mãos à obra. Todos
trouxeram de casa uma caixa de cereais e todos coseram a capa de finalista, sim
porque como os meus meninos, este ano vão ser “finalistas” do Jardim de
Infância, escolheram decorar a caixa com uma caracterização de finalista. Uns,
mais jeitosos para a costura, outros menos, mas todos se ajudaram uns aos
outros (era bonito de se ver). Depois foi recortar a cara, fazer as colagens, o
fio mágico, desenhar a boca, nariz e bochechas e toca a ir pedir Pão-por-Deus ao
trabalho de alguns pais.
Sinto-me
muito feliz, pois os meus meninos foram
todos cinco estrelas, comportaram-se muito bem. Aos pais resta-me agradecer
a sua disponibilidade e entusiasmo. O contágio de emoções, tão falado por
Piaget, de facto esteve bem patente neste dia, pois os filhos estavam
entusiasmados, mas acho que os pais ainda estavam mais… Fomos muito bem
recebidos, não só pelos pais como pelos colegas de serviço. A todos muito, muito obrigado.
1 comentário:
Parabéns ao Blog e á página do colégio que melhorou substancialmente.
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