A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida
e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma
relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de “a minha letra”. É
sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes e
outros.
Para o conhecimento da origem do seu nome, cada criança fez
uma entrevista com os pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes, com
perguntas tais como: “quem escolheu o meu nome?”; “porque me chamo assim?”
Muitos pais escreveram a história do nome do seu filho e
depois ouvimos as histórias em grande grupo.
Como a visualização é um mecanismo que faz parte da construção da escrita, os “Coelhinhos B” realizaram durante o mês de outubro várias atividades de reconhecimento da primeira letra do seu nome.
· Identificar
em diferentes suportes (revistas, jornais) a letra inicial do seu nome. Trabalhar com diversos materiais:
pincel, dedo com tinta, preencher com pedaços de papel a letra e enfeitar,
colagem de letras encontradas em revistas.
· Modelar
em massa a letra com molde em cartão. Pintar para fazer um íman para o
frigorífico.
· Colorir
a letrinha para fazer um crachá de identificação para o bibe do Colégio.
· Modelar em plasticina a letra inicial
do seu nome.
· Conhecer
as iniciais através de jogos com letras móveis, como por exemplo: dança da cadeira com as letras nas cadeiras.
· Escrita
da letra inicial do seu nome.
· Registo
coletivo: “As letras do nosso Nome”
Foi uma experiência muito enriquecedora ver o entusiasmo com que as crianças participavam neste Projeto. A satisfação e alegria era tanta que, uma criança do grupo escolheu como decoração do seu bolo de aniversário, a sua inicial e as primeiras letras dos nomes dos colegas.
Agora que já conhecemos a nossa inicial, vamos aprender a
escrever o nosso nome!
Sem comentários:
Enviar um comentário