Equipa Educativa

Equipa Educativa

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Setembro na sala dos Elefantes A


No mês de setembro, valorizámos a organização do ambiente educativo, de forma a criar condições para o desenvolvimento de relações interpessoais, de autoconfiança e confiança no grupo.
Elaborámos os painéis organizativos:
QUADRO DE PRESENÇAS  

QUADRO DO TEMPO

QUADRO DIÁRIO DE ATIVIDADES 

 PERGUNTAS QUE QUEREM RESPOSTA

QUADRO DE ANIVERSÁRIOS

Estes instrumentos têm-se vindo a revestir de particular importância por facilitarem a organização, a tomada de consciência de pertença a um grupo e a atenção e respeito pelo outro.
Como o conhecimento do outro, do espaço, do tempo e dos materiais é condição de responsabilização e autonomia da criança e do grupo, todos em conjunto criámos o “As regras da sala fixe”. Estabeleceram-se, de comum acordo, as regras e normas de convivência e funcionamento e afixaram-se na parede, de modo a que fosse visível por todos. Ainda associado a este quadro surgiu “O quadro dos fixes”, de modo a promover atitudes de bom comportamento.
QUADRO DAS REGRAS DA SALA FIXE    

QUADRO DOS FIXES

De modo a que o grupo tivesse ainda uma participação ativa e responsável  na organização das atividades de rotina da sala, elaborei o quadro de tarefas, em que diariamente é nomeado um Encarregado, que coloca o seu nome numa tabela de dupla entrada, na tarefa para que foi nomeado. 

Prometo voltar em novembro para vos contar mais novidades do mês de outubro. Até lá muitos beijinhos e bom trabalho!

Sem comentários: